Caixa Preta

maio 16, 2008

PR 2.0 e a polêmica de Chris Anderson

Filed under: Uncategorized — amandinhaveronese @ 6:10 pm

 

       Chris Anderson, editor da revista Wired, publicou em seu blog uma lista de mais de 300 profissionais de Relações Públicas que foram bloqueados. Ele critica as pessoas de não irem atrás de informações que possam interessa-los, tanto ele quanto as pessoas que trabalham com ele. Há algum tempo, Thiane Loureiro, gerente corporativa, escreveu um artigo no jornal Comunicação Coorporativa chamado “PR 2.0: Por que as Relações Públicas precisam mudar” dizendo que ainda estamos muito despreparados para lidar com as mídias sociais. Ele critica o modo como nos relacionamos, pois não buscamos informações sobre as pessoas que queremos nos comunicar. Ele diz “é preciso aprender a se relacionar com o público do jeito que cada um dos seus públicos espera que você se relacione com ele”, “para convencer é preciso ser. Para vender não basta convencer, é preciso inspirar”. Ele critica também o modo como os profissionais de comunicação são vistos pelas empresas e que estes não são tratados como parceiros.

 

Algumas dicas resumidas de Brian Solis para melhorarmos nossa comunicação:

– Lembre-se : são pessoas.

– O que você representa? Responda isso antes de tentar convencer alguém a lhe dar atenção.

– É mais do que fazer a sua lição de casa. Tente entender por que isso importa.

– Pratique no espelho o que você precisa dizer e em menos de 2 minutos.

– Menos é mais. Encontre as pessoas certas não porque você leu a biografia delas, mas porque conhecem o que elas fazem, conhecem o trabalho delas.

– Participe da conversação.

– Construa relacionamentos, não listas.

– Humanize o processo.

– Pare de reclamar e arrumar desculpas.Você é responsável por suas ações então faça o que tem que ser feito para ter sucesso.

– Para de mantes releases sem resumir qual é a notícia e porque ela é importante para quem vai ler.

– Você é o futuro da sua profissão.

       Toda estratégia de comunicação depende de um bom relacionamento entre repórter e cliente. A maioria das empresas acha que RP é instantâneo e passageiro, e dá prioridade apenas ás mídias tradicionais limitando o trabalho de comunicação. Por outro lado, os profissionais de RP também se enganam em não entender de fato as necessidades de negócios dos clientes.

       Estar em um site da UOL é tão valioso quanto um parágrafo na revista Veja. Uma publicidade num blog desconhecido pode levar inúmeras pessoas a virarem consumidores de tal.

       As empresas precisam deixar de lado o convencimento e para conquistar credibilidade por meio do relacionamento. Nós também temos que conversar, conhecer novos blogs, se comunicar com eles, entender essa nova linguagem hipermidiática.

        Concordo com o que Anderson diz a respeito de que as Relações Públicas tem que ser mais valorizadas. Precisamos entender como os novos meios de comunicação funcionam (desvendar a CAIXA PRETA), mas, não só isso, precisamos também participar deles. Esses novos meios facilitam nossa comunicação, então por que não usá-los de forma efetiva? Para fazermos uma crítica, falar sobre algum assunto, fazer uma publicidade precisamos conhecer o nosso cliente, saber o que ele faz, o que realmente ele quer, fazer um laço de relacionamento. O relacionamento é a base de qualquer negócio. Numa empresa precisa existir um marketing de relacionamento efetivo, é através dele que as organizações podem projetar e lançar ações voltadas aos clientes, fazendo com que eles fiquem cada vez mais próximos dos seus produtos e/ou serviços de forma a utilizá-los e indicar a outras pessoas e empresas. Para isso, todo relacionamento requer um conhecimento. Precisa-se coletar e trabalhar os dados.

       Não tem um meio de comunicação melhor ou pior que o outro. Dependendo do modo como você o utiliza será mais eficaz ou não e depende do que se está anunciando ou sendo dito. Um blog é tão mais importante quanto uma revista.

 

Anúncios

1 Comentário »

  1. o texto não é do Chris Anderson, veja lá e faça a correção, ok?

    Comentário por eric — maio 19, 2008 @ 12:40 am | Responder


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: